Boletim Informativo nº 06 | 30/03/2020

12 MUSEUS E GALERIAS PARA VISITAR SEM SAIR DE CASA
Ferramenta do Google Arts and Culture oferece tour virtual dos museus e galerias mais famosos do mundo

A pandemia do coronavírus trouxe duas certezas: a da quarentena e a impossibilidade de viajar. Apesar disso, existem meios de conhecer além das fronteiras sem precisar sair do sofá. O Google Arts and Culture firmou parcerias com diversos museus e galerias reconhecidos e renomados mundialmente. Para visitá-los, é necessário ter apenas um computador ou celular.
Os tours guiados incluem grandes nomes de coleções de arte de locais como o Guggenheim Museum em Nova York, o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea em Seul, e até o MASP, de São Paulo.
O portal Bored Panda listou 12 museus disponíveis na coleção do Google para você visitar enquanto está de quarentena. Confira:
British Museum, Londres

Localizado no coração da capital inglesa, o museu permite aos visitantes visitar exposições que contam a história de diversos períodos da humanidade, incluindo artefatos egípcios, como múmias.
Rijksmuseum, Amsterdã

Com a ajuda da ferramenta do Google Street View, você pode “caminhar” pelos corredores do museu e apreciar as obras de artistas como Vermeer e Rembrandt, além da arquitetura da chamada Era de Ouro holandesa.
Galeria Nacional de Arte, Washington, D.C.

Os visitantes virtuais contam com duas opções para explorar: uma delas é a de moda americana, que reúne peças de roupas de épocas entre 1740 e 1985. Já a outra exposição contém obras barrocas de Johannes Vermeer.
Guggenheim Museum, Nova York

Se você já sonhou em passar pela famosa espiral do Guggenheim, essa é sua chance. Localizado no Upper East Side, o museu abriga coleções de arte de diversos períodos da história. Entre elas estão peças do impressionismo, pós-impressionismo, arte moderna e contemporânea.
Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Seul

A visita a grandes museus pode ser cansativa. Durante a quarentena, o museu mais famoso da Coreia pode ser explorado totalmente nos seus seis andares -- e o melhor, sem sair do sofá. O acervo engloba a arte contemporânea local e também obras internacionais.
Pergamon Museum, Berlim

Se você se interessa pela história da Babilônia, este é o museu perfeito para você. É considerado um dos maiores da Alemanha e lar do Portão Ishtar, que foi a oitava porta da cidade mesopotâmica e data de 575 a.C. Os visitantes virtuais também podem conhecer através da ferramenta do Google, o Altar de Pergamon.
Van Gogh Museum, Amsterdam

Os fãs de Vincent Van Gogh podem ter acesso à maior coleção de obras do pintor que existe no mundo. Ao todo, são mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas pessoais. Tudo isso pode ser visto de perto.
J. Paul Getty Museum, Los Angeles

Sem sair de casa, é possível ser transportado até o século 8. Apesar de ficar na Califórnia, o museu reúne diversas obras de arte europeias - incluindo pinturas, desenhos, esculturas, manuscritos e fotografias - da antiguidade.
MASP, São Paulo

Apesar de estar localizado no maior metrópole do Brasil, o MASP ainda é desconhecido por muitos. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand conta com um acervo de mais de 10 mil obras, de diversos períodos históricos.
Galeria Uffizi, Florença

A galeria italiana localizada em Florença é famosa por abrigar a coleção de arte da família Médici, que foi uma dinastia política da Itália e que até chegou a governar a cidade de Florença. Com o Google Art and Culture, é possível visitar os salões elegantes e sofisticados de 1950, projetados pelo pintor e arquiteto Giorgio Vasari em 1560.
Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México

Destinado a contar a história da herança pré-hispânica do país, o Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México abriga artefatos arqueológicos antiquíssimos. Ao todo, são 23 salas que contam com exposições de diversos objetos, como obras provenientes da antiga civilização maia.
Musée d’Orsay, Paris

À beira do Rio Sena, o Musée d’Orsay é o paraíso para os apreciadores da arte francesa. A galeria é casa de dezenas de obras que datam entre 1848 e 1914, de artistas que viveram e trabalharam na França durante esse período. Estão lá obras de Monet, Gauguin e Cézanne.
Equipe FAMI